Durante a Conferência Nacional de Saúde, a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, anunciou um investimento de mais de R$ 200 milhões em políticas públicas na Saúde Mental.
Mudanças significativas
Desde a reforma psiquiátrica iniciada nos anos de 1970 e com sua efetividade depois dos anos 1990, a saúde mental vem se consolidando como um processo necessário e integrador de luta por direitos humanos para humanos. Uma vez que as dores mentais são tão doloridas como as dores físicas.
Até hoje...
Vale recordar que, ainda hoje, é um tabu para muitas pessoas a busca por um profissional que alivia suas dores emocionais, ainda impera entre nós o medo dos estigmas, dos paradoxos e até mesmo dos preconceitos quando se deseja um cuidado integral.
Pandemia
Sabemos todos que, além da sequela física, sobrecarga nos serviços de saúde, filas imensas para os procedimentos eletivos, a pandemia da Covid-19 tatuou em nossos corpos e no nosso coração um “medo” do que ainda não sabemos, uma solidão e uma fragilidade psicoemocional que não pode e nem deve ser negligenciada.
Saúde
A integralidade tão desejada nos princípios doutrinários do SUS não pode ser reduzida ao formato do serviço, mas também a célula viva que é todo ser humano.
Por isso, cuidar da nossa condição integral é tarefa tão importante quanto o é cuidar das dores físicas.
Mas
É preciso também desenvolver a consciência do corpo social que nos habita, então comportamentos como gentileza, solidariedade, compaixão, perdão, paciência e outras finesses próprias do ser humano podem ser o bálsamo na vida de quem esta passando por um sofrimento “invisível”.
Voltando ao anúncio
A sensibilidade posta no anúncio da ministra na data de ontem permite-nos reconhecermos a importância de cada pessoa no fortalecimento da saúde mental e ao mesmo tempo responde ao que disse o relatório da Organização Mundial de Saúde em 2021:“É preciso prestar atenção e agir de acordo com o despertar da necessidade considerável em saúde mental que a população mundial esta suplicando”.
SUS
O Sistema Único de Saúde tem seu embrião em uma conferência, como a que esta acontecendo agora no Brasil, e desta nasce o sonho de todo cidadão ser cuidado como ele merece universal, integral e equitativamente. Que esse sonho seja o nosso de todo dia.